Mercado de seguros brasileiro deve crescer 9% em 2023 após subir 19,9% em 2022, estima Allianz
Receita total de prêmios deve chegar a 41,8 bilhões de euros (cerca de R$ 220 bilhões) neste ano no país, segundo levantamento da seguradora
O mercado de seguros do Brasil aumentou 6,9 bilhões de euros (cerca de R$ 36 bilhões) ou 19,9% em 2022, atingindo uma receita total de prêmios de 41,8 bilhões de euros (cerca de R$ 220 bilhões).
O aumento foi impulsionado pelo segmento de Ramos Elementares (+24,3%) com 21,5 bilhões de euros (cerca de R$ 113 bilhões) em receitas de prêmios (valor pago pelo cliente à seguradora).
Outros dois segmentos, no entanto, também apresentaram crescimentos robustos: os prêmios de vida aumentaram 14,8%, para 8,7 bilhões de euros (cerca de R$ 46 bilhões); e os prêmios de saúde com 15,9% a mais, chegaram a 11,6 bilhões de euros (cerca de R$ 61 bilhões).
Os dados foram levantados pela seguradora Allianz em seu mais recente “Relatório Global de Seguros”, que analisa o desenvolvimento dos mercados de seguros em todo o mundo.
O estudo prevê ainda que, no Brasil, os prêmios de seguros devem aumentar 9% ao ano. A expectativa é que a dimensão total do mercado atingirá 108 bilhões de euros (cerca de R$ 567 bilhões) em 2033.
Ramos elementares (P&C) deve continuar a ser o segmento mais importante (com 51 bilhões de euros, cerca de R$ 268 bilhões), seguido de vida (29 bilhões de euros, cerca de R$ 152 bilhões) e de saúde (28 bilhões de euros, cerca de R$ 147 bilhões).
A estimativa está menos otimista que a previsão calculada pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), que há alguns dias ampliou em 0,2 p.p. a expectativa de arrecadação do setor no ano, passando de 10,9% para 11,1%.
De acordo com o relatório da Allianz, a receita global de prêmios de seguros totalizou 5,6 trilhões de euros (cerca de R$ 29,4 trilhões) em 2022.
Vida continua a ser o maior segmento (2,6 trilhões de euros, cerca de R$ 13,7 trilhões), à frente de ramos elementares (1,8 trilhão de euros, cerca de R$ 9,5 trilhões) e de saúde (1,1 trilhão de euros, cerca de R$ 5,8 trilhões).
Em 2022, o pool de prêmios globais cresceu 259 bilhões de euros (cerca de R$ 1,36 trilhão), ou 4,9%, tendo como cenário uma taxa de inflação global de 8,6%. Os três segmentos, no entanto, tiveram desempenhos diferentes:
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Ramos elementares (P&C) cresceu 8,7%;
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Saúde expandiu 4,9%;
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Vida avançou 2,4%.
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