Novas tecnologias para o gerenciamento de crises

Publicado em 21 de September de 2020 por Comunicação CCI

O mundo já estava em franca mudança quando a crise do coronavírus iniciou-se, já falávamos sobre IoT (Internet of Things) ou 5G (como preferir), revolução em todos os setores, novos modelos de relações trabalhistas e comerciais, entre vários outros assuntos!

A pandemia apenas acelerou vários destes assuntos, meio que forçando o seu início para atender as novas necessidades da sociedade.

 Hoje, gostaria de focar em uma destas “revoluções”, a IoT ou como alguns chamam: 5G. As possibilidades desta nova tecnologia virão para revolucionar a nossa sociedade. Seremos capazes de termos rodovias inteligentes controlando diversos veículos simultaneamente, monitoramento de coisas como geladeiras, casas, móveis, pacotes, animais e até mesmo pessoas de forma muito mais detalhadas e eficiente! Mas, o que isto vai ajudar no gerenciamento de crises?

Imagine uma represa, com sensores sismógrafos e outros, ligados entre eles, em uma espécie de internet própria, comunicando por uma rede independente da internet e de qualquer operadora celular padrão! As vantagens são inúmeras, começando por não depender da internet padrão, estando livre das coberturas dos operadores tradicionais e dando liberdade para o usuário criar a sua própria rede de cobertura em suas unidades. Outra vantagem é a comunicação entre os próprios dispositivos, o que permite detectar os dispositivos mesmo que eles estejam sem cobertura da rede e até mesmo coletar mais informações de cada dispositivo, sobre o seu funcionamento.

Claro que o uso e o emprego de cada solução precisa ser analisado e estudado de acordo com as necessidades de quem vai empregar, mas hoje é possível fazer o monitoramento de pessoas por meio de pulseiras, o que ajuda, em grandes desastres, localizar as vítimas e com a interoperacionalidade dos dispositivos, mesmo que estejam em locais de difícil acesso, consegue-se aumentar as chances de localiza-las.

O IoT já chegou e veio para ficar. Cabe a nós estudar e analisar as melhores soluções de acordo com as nossas necessidades, precisamos fazer a tecnologia trabalhar à favor da vida e das necessidades de cada corporação.

Veja Também