Baixa de passageiros, aumento de cargas!
Olha que interessante o resumo abaixo das movimentações do Aeroporto de Viracopos em Campinas/SP! O comparativo é entre Janeiro a Julho de 2019 e 2020.
Fonte: https://www.viracopos.com/data/files/20/90/AA/F8/703E3710E266F3272A18E9C2/RMA_%202020_jul.pdf
Vamos a algumas análises bem interessantes:
1) A movimentação de aeronaves em 2020 foi 42,3% menor que 2019! No doméstico, a redução chegou a 45% e no internacional foi de "apenas" 18%. Tivemos uma queda brusca nos voos domésticos, mas nos voos internacionais, a queda não chegou a 1/3, apesar das restrições. Talvez se mapearmos os destinos e origens destes voos tenhamos uma conclusão mais apurada!
2) A movimentação de passageiros acompanhou a redução de aeronaves e bateu -44%. No doméstico, a redução foi de 44% de passageiros e no internacional -49,5% de passageiros! Tivemos uma queda de 18% de movimentação de aeronaves em voos internacionais, mas uma queda de 49,5% no volume de passageiros mostra que os aviões podem ter voado com capacidade reduzida ou com falta de passageiros mesmo! O fato é que menos pessoas voaram!
3) Agora, na movimentação de cargas, o cenário é inverso, com aumento de 1,88% nas movimentações de cargas! As cargas domésticas aumentaram 9,8% e as internacionais apenas 0,3%! Isto pode ser um reflexo direto do aumento do e-commerce, com a logística procurando agilizar as entregas e transferências de mercadorias entre as cidades. No internacional, o leve aumento pode estar ligado a cargas urgentes, já que os navios estão sobrecarregados e recentemente um cliente me contou que não esta achando contêiner no mercado.
Apesar da queda brusca nos passageiros, por motivos óbvios, podemos ver que o mercado não parou e a movimentação de mercadorias aumentou, apesar na baixa de movimentação de aeronaves. Com isto, podemos concluir que os aviões voaram menos, vazios (em relação a passageiros) e com menos bagagens, mais espaço para as cargas. Isto pode sinalizar um novo horizonte! A demanda por cargas aéreas pode realmente aumentar, incentivando as companhias a darem mais atenção para este mercado e ajudando-as a segurarem as pontas durante a crise!
LIÇÕES APRENDIDAS NA CRISE
CONTEXTUALIZAÇÃO Muito maior do que qualquer analista, por mais prospectivo que fosse, poderia suspeitar. Essa é a crise atual gerada pela...
Continue LendoNovas tecnologias para o gerenciamento de crises
O mundo já estava em franca mudança quando a crise do coronavírus iniciou-se, já falávamos sobre IoT (Internet of Things) ou ...
Continue Lendo