LIÇÕES APRENDIDAS NA CRISE
CONTEXTUALIZAÇÃO
Muito maior do que qualquer analista, por mais prospectivo que fosse, poderia suspeitar. Essa é a crise atual gerada pela pandemia do COVID19!
Não tem jeito! Embora ninguém tenha soado nos alto-falantes “isso não é um exercício”, todos foram, em maior ou menor grau, pegos de surpresa pela dimensão do evento, não pelo fato em si.
Em projetos aprendemos sobre lições aprendidas. O que fica após o projeto como aprendizado para aprimoramento da equipe e fortalecimento dos processos e procedimentos. Então a pergunta é: Quais são as lições aprendidas com a pandemia COVID19. Quais serão as cicatrizes deixadas por ela e as formas de recuperação adotadas. Com certeza isso ainda irá gerar muitos simpósios elegantes e bate papos furtivos.
GESTÃO DE RISCOS
Algum tempo atrás escrevemos um artigo para este espaço com o tema: O que sobra após uma crise?
Discorremos sobre diferentes pontos, que passo e replicá-los abaixo para nossa análise mais estabilizada após quase seis meses de crise passadas e conhecidas as diferentes facetas dela. Então vamos lá:
Durante o caos estabelecido na crise, pouco tempo há para se refletir e analisar. Ali são ações reativas em cima do que se estabeleceu e previu como respostas à eventos previstos. No entanto, passada a crise deverá restar:
- CONHECIMENTO: que passa a ser um patrimônio da empresa e não do Gestor. Após a crise, é de responsabilidade desse Gestor a confecção de um relatório gerencial mostrando todos os pontos e acontecimentos durante a crise, sejam favoráveis ou não. Desse relatório é que se tirará, em sua maioria, as lições aprendidas.
- HOJE: Seu modelo de relatório mostrou-se satisfatório? Atendeu todas as expectativas de sua Direção? O que você fez com a soma dos conhecimentos relatados em seus relatórios semanais?
- PROCESSOS INOVADORES: com a análise dos fatos, o Gestor poderá verificar quais os processos que se mostraram eficazes e quais não. Uma vez realizado o filtro, tudo que funcionou bem deverá ser avaliado novamente e o que não funcionou substituído com base nas experiências adquiridas no processo.
- HOJE: Você já padronizou os processos que foram eficientes? Já corrigiu aqueles que falharam? Substituiu aqueles que se mostraram ineficientes e os substituiu por outros que já foram testados e ratificados?
- LIÇÕES APRENDIDAS: é o maior patrimônio para a empresa e para a Área de Segurança e Riscos, pois irá balizar diferentes mudanças de procedimentos na empresa.
- HOJE: As Lições Aprendidas, aqui destacadas, precisam ser, literalmente escritas, para que após o fechamento dessa fase nefasta possam ser consultadas. Para se fechar esse processo de escrituração das Lições Aprendidas se faz necessário um último debriefing para que as áreas possam se manifestar. Aguarde críticas. Elas virão!! Não despreze as críticas por que elas têm um papel importante nesse processo, que é o de tirar do analista a possibilidade de imaginar que fez tudo correto e que deu seu melhor. Nunca conseguimos dar nosso melhor, isso se chama ORGULHO e isso nesse momento mais vai atrapalhar do que ajudar. Por mais absurdas que possam parecer (e por vezes serão mesmo) irão te dar a possibilidade de ver os pontos fora da curva de seu Departamento e empresa. Também lhe darão a oportunidade de levantar os Pontos de Resistência internos. Cuide deles no devido tempo, gerindo ações e envolvendo nas oportunidades possíveis. Uma vez terminada essa fase enumere todos os eventos, as respostas dadas e suas consequências (positivas ou negativas) e imediatamente coloque as Ações Corretivas para cada uma delas. Após arquivado o documento, não o deixe dormir em berço esplêndido na gaveta. Tenha coragem e leia-o de tempos em tempos para verificar se nada parecido com aquilo está tornando a aparecer.
- GESTÃO DE CONHECIMENTO: o quanto sabíamos ou havíamos previsto da origem dessa crise? O conhecimento deve ser Corporativo e o que se deve ser compartilhado é o que se define na Gestão do Conhecimento dividida e definida na Comissão de Crise da empresa. A Gestão do Conhecimento vai desde a metodologia de coleta de dados até os press releases para a imprensa.
- HOJE: Se não sabíamos da possibilidade de sermos atingidos por uma onda impactante como essa pandemia, agora sabemos! Estude e atualize seus processos, desde os mais simples até os mais complexos.
- TESTE DE ROBUSTEZ: os processos durante uma crise passam, ainda que forçosamente, por um teste de robustez. Mesmos aqueles que sobrevivem à crise, saem dela com um indicativo de robustez. Exemplo: o processo de controle de acessos na Portaria Principal foi eficaz? Sim! O quão eficaz foi?
- HOJE: Esse processo vai ser balizado pelas Lições Aprendidas. Compare e faça as retificações e ratificações de todos.
- GESTÃO DE COMUNICAÇÃO: inevitavelmente em meio a uma grande crise o Gestor precisa se comunicar com atores internos e externos. Precisa se socorrer de informações e conhecimentos para suplantar a crise com a menor perda possível. Quais filtros usar?
- HOJE: Mais um processo importantíssimo que poderá se respaldar nas Lições Aprendidas. A comunicação interna e externa é de vital importância numa crise e se ela falhar em conteúdo ou forma todo o esforço dos atores será, em partes, em vão.
- GESTÃO INTERDEPARTAMENTAL: A Segurança e Riscos terão um papel de grande importância dentro da gestão da crise, mas não é o único ator presente. Como foi a relação interdepartamental nesse processo. É bom alertar que a figura pessoal do Gestor irá influenciar (e facilitar) em muito esse momento.
- HOJE: Rogo que nossos Analistas tenham saído fortalecidos dessa crise, pela oportunidade de mostrar aos demais Departamentos que está na hora de você receber uma sala mais próxima do centro de decisões da empresa. Se não aconteceu isso, as Lições Aprendidas serão valiosíssimas para você desempenhar de forma mais eficiente seu papel no futuro, que, infelizmente, não tardará!
CONCLUSÃO
Vemos a importância das Lições Aprendidas em todas as grandes crises mundiais. Foi assim com todas as grandes guerras. Delas herdamos milhares de famílias destruídas, mas também soluções de cura, avanços tecnológicos, inovações, acordos de Paz mais duradouros e outros tantos.
Infelizmente essa pandemia veio para nos preparar para novas crises dessa ou de maior magnitude. Estamos diante de um cenário de disputa geopolítica na Ásia, envolvendo a China com sua política expansionista nos mares próximos e o resultado e consequência de ter sido a origem dessa pandemia. Não nos cabe neste espaço discorrer sobre esse tema, mas vemos que os atores envolvidos e as coalizações estabelecidas estão sendo formadas.
Nuvens escuras se formam no horizonte pela proa de nossa embarcação! O Comandante determina ao Imediato: Anuncie no fonoclama. Isso não é um exercício!
Gutemberg Felipe Martins da Silva
Departamento de Inteligência
FOCO EM APENAS UM RISCO
No momento que escrevo este artigo, a OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio do seu site de acompanhamento para o COVID-19 (pode aces...
Continue LendoBaixa de passageiros, aumento de cargas!
Olha que interessante o resumo abaixo das movimentações do Aeroporto de Viracopos em Campinas/SP! O comparativo é entre Janeiro a Julho de ...
Continue Lendo